top of page

Top 10 manobras de skate


Ah, o skate! Esse esporte incrível que nos faz sentir como se estivéssemos flutuando sobre o asfalto. E para quem pensa que as manobras são todas iguais, se prepare para uma surpresa! Cada uma tem sua importância e foram fundamentais para a evolução desse esporte radical. Até mesmo as mais simples, como um Olie ou um shove-it, são essenciais para quebrar barreiras e alcançar novos níveis de dificuldade.

Antes de partir para as 10 principais manobras, é importante entender a diferença entre os grinds e os grabs. Grabs são quando o skatista segura o shape após um Olie, enquanto os grinds são manobras realizadas em muros, parapeitos e corrimãos. E aí, já sabe qual é qual?

Agora, sem mais delongas, vamos às 10 manobras mais incríveis do skate! E se prepare para dar boas risadas enquanto tenta executá-las. Afinal, a graça está em cair e levantar quantas vezes forem necessárias.

Vamos lá!


1. Ollie

Pensa numa manobra que é mais básica que pão com manteiga: é o Ollie! Alan Ollie Gelfand que o diga, já que foi ele quem consolidou essa trick. Apesar de ser fácil de executar em comparação com outras, o Ollie é a base para a evolução do skatista. É o salto básico do skate, meu chapa! O skatista bate no tail (parte de trás do skate) até que ele toque o chão e aí o Nose (parte da frente do skate) sobe. No ar, o skatista arrasta o pé para o Nose até que o shape volte pra horizontal e aterrize no chão. É mole ou quer mais?




2. Nollie

Olha só, meu camarada, essa manobra é um truque de base trocada, ou seja, a coisa rola de cabeça pra baixo em relação ao Ollie. O esquilo maluco que tá em cima do skate precisa dar uma pancada no Nariz pra levantar a Traseira, e quando o skate tiver lá nas alturas, o pé tem que deslizar pro rabo até que o shape fique na horizontal e volte a beijar o chão. É tipo um jogo de cabo de guerra com a gravidade, mas a gente ganha sempre!


3. Flip

Você sabia que o Rodney Mullen é o gênio por trás dos Flips ou Kickflips? Essas manobras incríveis envolvem girar o skate e são baseadas no Ollie, mas com um toque de "kick" ou chute. É como se o skatista desse um pulo no tail, como no Ollie, mas aí arrasta o pé em direção ao nose e dá um chute diagonal. Isso faz o skate girar em torno do seu próprio eixo, como se estivesse dando cambalhotas no ar. E aí, para finalizar, o skatista volta os pés para o shape. É quase como um circo, mas sem os leões e os palhaços.


4. Ollie Heel ou heelflip

Ei, skatistas! Se vocês já dominam o Flip, é hora de dar um upgrade no seu repertório com uma manobra ainda mais irada. O truque é simples: faça o movimento clássico do Ollie com o pé de trás e, ao invés de usar o pé da frente, use apenas o calcanhar para tocar o nose e girar como um pião. É como se você estivesse fazendo um ballet no skate, só que com muito mais adrenalina e emoção. Bora tentar essa manobra? Se não der certo, pelo menos você vai se divertir e arrancar risadas dos seus amigos.




5. Pop shove-it

Pensa numa manobra que vira o mundo de cabeça pra baixo! É a rotação 180°, 360° e até 720°, meu chapa! E tem mais, pode ser feita de frente ou de costas pro obstáculo. É só colocar o pé de trás na ponta do skate e o da frente na base do flip, dar um pulo e girar o skate com o pé de trás. E aí, é só abrir as pernas e seguir o rolê! É de deixar qualquer um de cabeça pra baixo, literalmente!


6. Hardflip

Pra dar aquele Hardflip maroto, o skatista tem que botar o pé de trás no tail e dar um chutão pro chão. Aí, quando o skate já estiver no ar, é só mandar ver no flip frontal e deixar o rolê acontecer. É como diz o ditado: "quem não Hardflip, não se diverte".


7. Varial-flip

Ah, o Varial-flip... Essa manobra exige uma habilidade dupla: você precisa ser bom no flip e no shove-it. Depois de dar aquele pop, você joga o pé de trás para trás e o da frente faz um flip com uma vontade insana de ir para frente. Aí, é só juntar esses movimentos e assistir seu skate girar como se não houvesse amanhã. É ou não é uma maravilha da física? Só não vale tentar fazer isso de olhos fechados, hein...


8. Manual

Se você é um skatista novato, preste atenção nessa manobra! Ela é mais importante que escolher a roupa certa para o role. Afinal, ela vai te ajudar a não cair de cara no chão! Tem duas versões: Front e Back. No Front, as rodas da frente ficam levitando enquanto no Back, as rodas de trás são as estrelas do show. Para fazer, é só dar uma andada e apertar o Tail ou o Nose ao mesmo tempo que o outro pé tenta manter você vivo. É tipo um teste de equilíbrio, mas sem o risco de bater a cabeça na quina da mesa.


9. Frontside Ollie

O Frontside Ollie é tipo um primo do Ollie, mas com um twist: o skatista gira o skate junto com ele num belo 180°. A parte dos pés é igualzinha ao Ollie, mas aí vem a parte difícil: manter o equilíbrio quando voltar pro chão depois do giro. Ah, e não se esqueça de que os pés têm que ficar coladinhos na prancha durante toda a manobra. É tipo um abraço de urso, só que com o skate.


10. Impossible

Ei, você sabia que existe uma manobra de skate chamada Impossible? Sim, é isso mesmo, o nome já diz tudo: é impossível de fazer! Mas, se você é um skatista corajoso e quer tentar, aí vai a dica: faça um impulso forte no tail para frente e, ao mesmo tempo, retire o pé da frente do skate. Parece fácil, né? Só que não! O skate vai girar na vertical e você vai precisar do pé de trás para impulsionar o giro. Boa sorte, amigo! Mas, se não conseguir, não se preocupe, a maioria das pessoas também não consegue.


Finalizando

Olha só, dá pra notar que as 10 manobras de skate que foram mostradas são todas um desafio diferente. Isso é prova de que o esporte tá sempre evoluindo e é isso que faz a galera querer se jogar na pista. Cada manobra que é realizada com sucesso é um incentivo a mais pra continuar aprimorando as habilidades. E aí, quem tá pronto pra encarar o desafio? Vem comigo!

Obs.: Não foi copia apenas fonte de inspiração

275 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page